Alma Brasileira e Voto

É mister salientar a importância da conscientização para o exercício do voto e da educação, de modo que todo brasileiro saiba que ele é quem pode traçar seu futuro político. Como acontece na análise, é importante que se conheça o histórico de uma vida pessoal e familiar, para que se possa entender um processo ou uma neurose. Daí por diante, não adianta ficar o tempo todo justificando o comportamento presente pelo que aconteceu no passado, pois então não haverá transformação, nem crescimento, nem responsabilidade diante da própria vida e do futuro.

É necessário percebermos tanto nossa Sombra como nossa mutilação, para levarmos a cabo nossos rituais de passagem e sermos os heróis de uma jornada pelas regiões de nossa psique individual e coletiva.

Não termos a experiência da vivência de guerras ou catástrofes ambientais, que significariam uma mutilação mais caracterizada, que propiciaria um ritual de iniciação mais imediato. No entanto, nos assaltos, na criminalidade, assistimos, às vezes anestesiados, à guerrilha urbana. O mesmo acontece com a miséria, a fome, a doença, a ignorância, o analfabetismo, à mortalidade infantil. A inanição e a fome, às vezes, matam mais que uma guerra e nós não nos damos conta disso. Crianças de rua são assassinadas. Saturno devora seus filhos. Criamos um mecanismo de defesa covarde e paralisador para não nos confrontarmos com essa realidade sombria. isso nos faz pensar que nosso povo tem um casal parental ausente e doente. Muitas vezes sentimo-nos filhos órfãos, sem identidade, numa terra sem dono. Poderíamos pensar em modelos mais saudáveis de pais para os brasileiros. Precisamos de pais mais dignos para ter um povo mais digno. E não é que estejamos todos completamente cegos no plano de consciência individual; percebemos que muitas pessoas, inclusive pacientes nossos, se preocupam com essa realidade. Mas a grande virada ainda está por acontecer e demanda esforço, firmeza, paciência e tempo.

Trecho do livro “A Mutilação da Alma Brasileira: um estudo arquetípico” – de minha autoria.

Dulce - 8 de dezembro de 2015 - 18:56

Prezada Lúcia,
Peço desculpas pelo atraso na resposta.
Fico muito feliz que você queira ler o meu livro. Você pode encomendá-lo na Editora Vetor, caso não encontre nas livrarias (vendas@vetoreditora.com.br – tel – 11-31460333).
Coloco-me à sua disposição para elucidar qualquer questão.
Um abraço,
Dulce Helena

Lucia Maria da Silva Barbosa - 14 de maio de 2015 - 1:07

Boa noite Dulce,

Tomei conhecimento do seu livro “Mutilação da Alma Brasileira” através de um amigo que gostou muito. Porém não encontrei nas livrarias de Salvador.
Solicito informação de como adquiri-lo.

Grata,

Lucia

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*

There was an error submitting your comment. Please try again.